Missão: solucionar problemas

Qual é a tua missão neste mundo? Na tua família? Na sua cidade? Qual é sua missão no lugar onde você está inserido? Neste mundo, desde o princípio, todas as coisas foram criadas por Deus. Aquelas que já existem ou que ainda existirão, todas foram criadas em Deus. O microfone que uso agora, para amplificar o som da minha, desde o princípio já havia sido inventado por Deus. Hoje, tudo o que o homem cria é “retirado” de uma fonte dentro dele, colocada pelo próprio Deus. Dentro de cada um de nós, Deus colocou todo nosso potencial. O que você ainda não conhece já foi inventado por Deus e Ele colocou dentro de alguém que ainda irá nascer e trará a solução a este mundo para determinado problema.

Tudo neste mundo e nesta vida existe para solucionar um problema. O microfone que usamos, a caixa de som que existe neste templo, a cadeira na qual você está sentado existem para solucionar um problema, inclusive você mesmo. Tudo foi criado para solucionar um problema, sejam os objetos ou as pessoas.

Um Moisés nasceu para solucionar o problema de Israel. E para solucionar o problema de Moisés, nasceu Arão. Precisamos compreender que fomos criados para fazer parte de uma solução. Você então tem uma missão: solucionar problemas. Deus te criou com este fim. Fomos colocados em contato com pessoas para este fim. Não vivemos exilados. O próprio Jesus, ao enviar seus discípulos, os enviavam em dupla. Com qual finalidade você vive com outras pessoas?

Com quem você se importa nesta vida? Quem você protege? Por quem você se interessa? Se você está nessa vida sensível à situação de alguém, esta é sua missão. Sua missão é proteger alguém, solucionar problemas. Podemos viver com pessoas ao nosso redor e ainda sim, não se importar com elas.

As pessoas devem enxergar a necessidade do outro e me comportar com este próximo. Devemos ser sensível a estas necessidades e pessoas. Jesus tinha uma missão em Israel. Ou seja, a missão é geográfica, em outras palavras, aonde você vive. Jesus saiu da sua geografia, atravessou o mar e ao entrar em outra cidade as pessoas desse lugar pediram para ele se retirar. Jesus não foi honrado fora da sua geografia.

Elias, na nascente do rio Querite, fora sustentado pelos corvos, porque Deus assim determinara. Depois de ficar determinado tempo naquele lugar, Deus direciona Elias a procurar uma viúva que o hospedaria em sua casa. Ela não tinha nada para oferecer ao profeta como alimento, a não ser um pouco de farinha e azeite. Ela planejava fazer um bolo para si e seu filho e depois disso, aguardar a morte. Mas o profeta dá ordem a ela que faça, primeiro, um bolo para o profeta e em seguida, receba o milagre de Deus. Elias estava naquele lugar para cumprir uma missão: tirar aquela mulher da fome e da miséria.

Nesta vida, tudo é uma semente que precisa ser plantada. Você precisa entender sua missão, o que Deus tem para você e aonde Ele o tem colocado. Jonas havia sido enviado a Nínive, contudo resolver ir em direção à Espanha. Ele foi para uma região que Deus não tinha para ele. Deus tem uma missão que também é geográfica.

O dinheiro tem uma missão, mas ele não te segue, ele aguarda sua chegada. Não é como um animal de estimação. Se você for aonde o dinheiro te espera, poderá recebê-lo. Mas se não for a este lugar, não o terá. O dinheiro é para pessoas eficientes, capazes, com conhecimentos e habilidades para lidar com ele. O dinheiro está no lugar da tua missão. Para você entender melhor. Se hoje, todos do mundo inteiro tivessem o mesmo salário, você estaria fazendo o que faz hoje? Se não, você está executando a missão errada e mesmo assim, querendo ser próspero e rico.

Quando você soluciona problemas, você recebe favor. Apenas os solucionadores de problemas recebem favores. O tamanho da sua solução determinará o tamanho do favor a ser recebido. A sua prosperidade está no lugar da sua missão, pois ali está o dinheiro te aguardando. A solução do problema dita sua importância e o seu valor.

Um bom servo não possui agenda. Sua agenda é o conjunto de afazeres do seu patrão e senhor. Solucionar problemas foi a causa da prosperidade de José. O sonho do faraó não destacava os armazéns para estocar os alimentos durante o tempo de vacas gordas. José usou de sabedoria. Por causa disso, ele foi escolhido como vice-faraó. Quando você resolver problemas na prisão, ouvirão a seu respeito no palácio e naquele lugar, precisarão de você para solucionar problemas. Aprenda, hoje, ser um solucionador de problemas e você alcançará prosperidade. Deus pode tirar você da prisão para o trono. Para isso, mude seu coração. A sua vida muda de acordo com seu coração e com as pessoas que gostam de você.

Talvez as pessoas que gostam de você não são as pessoas que contribuem para o seu crescimento. As pessoas que te amam determinam o nível do seu crescimento e conquista. Elas abrirão as portas certas. Por isso não podemos viver isolados do mundo. Quando você resolve os problemas para alguém, isto dita seu valor. Qual é o seu valor? Vai depender do nível de solução que você entregará ou da sua sensibilidade pela necessidade do próximo.

Mede-se o nível de serviço, dedicação e honra por meio da sensibilidade à dor da pessoa que está ao seu lado. A pessoa ao seu lado que não é sensível a sua dor não poderá gerar crescimento em sua vida. Tome cuidado com tais pessoas.

A maior preocupação de um patrão é formar uma equipe sensível à missão da empresa, que saiba solucionar problemas. Na igreja, devemos ser sensível a dor do próximo, do discípulo e do ainda não-crente. Mede-se o crescimento de uma equipe por meio da sensibilidade que o líder tem pela dor e necessidade do outro. Servir é uma semente para a prosperidade.

A expectativa da semeadura também determina sua prosperidade. Entregar seus dízimos e ofertas não determina sua prosperidade. Sua expectativa sim. É preciso dar com expectativa no que Deus pode fazer. Não devemos entregar o dinheiro na igreja por medo do que pode acontecer em nossa vida. Não devemos fazer isso para obter segurança. Devemos fazer isso por causa da expectativa da colheita, assim como faz o agricultor ao semear seu campo. O fazendeiro semeia esperando colher em abundância. Deus age de acordo com suas expectativas e estas movem o sobrenatural de Deus em seu favor.

Deus retribue aquele que O busca. O que você tem buscado? O que tem esperando de Deus ao dizimar e ofertar? As palavras de Jesus para Pedro foi que ele receberia cem vezes mais do que havia perdido ao seguir Jesus.

Malaquias 3: 10 lemos sobre o próprio Deus estimulando cada servo a ter expectativas de milagres, de janelas abertas e abundância sendo derramada sobre todos. É preciso dar nome a sua semente, porque este nome determina o futuro. Na expectativa você cria o futuro. Não é o dinheiro que move Deus, porque se assim fosse, apenas os ricos o fariam. Mas o que move Deus em sua direção é sua expectativa e fé. Faça hoje um inventário de suas necessidades.

Existia um Golias, um gigante. Existia também um Davi. Ele tinha apenas uma funda para matar aquele gigante. Jesus tinha apenas cinco pães e dois peixes para alimentar uma multidão. A sua missão é para solucionar problemas. Deus criou tudo para solucionar problemas. Davi tinha apenas uma funda nas mãos. Seus irmãos não acreditaram nele, o povo também não, mas o próprio Davi acreditava em si mesmo. Ele tinha uma expectativa sobre si mesmo.

O que é uma funda se comparada a uma espada? O que são cinco pães e dois peixes diante de uma multidão de cinco mil homens, tirando crianças e mulheres? Todos foram soluções para os problemas daquele tempo. Você tem uma missão. Busque sabedoria e conhecimento em Deus para descobrir e cumprir essa missão.

Ap. Anselmo Valadão

19.12.2010

Publicar um comentário