Ainda não há comentários

Um Deus MORAL

Texto: Mateus 7:21-29

21 – Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

22 – Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

23 – E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

24 – Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

25 – E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

26 – E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

27 – E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

28 – E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;

29 – Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.

Deus é amor? Sim, Ele é. É luz, poder, vida e força? Tudo isso também. Mas tudo isso não é suficiente para dizer tudo o que Ele é. No entanto, Deus é o padrão para o Amor, para a Luz, poder e outras coisas.

Segundo Dostoievski, “Se Deus não existisse, tudo seria permitido”. Em outras palavras, o mundo se tornaria um caos. O padrão de Deus é a única forma de sabermos o que é real e o que não é, de distinguirmos o verdadeiro do falso.

O Cristianismo vai além do padrão humano. Não é o que você diz que comove o coração de Deus. Bajulações como Senhor, Senhor (verso 21) não podem enganar o coração de Deus. Por outro lado, fazer a Sua vontade (verso 21), agrada o coração de Deus. Ser cristão não significa apenas crer. Até s demônios crêem e estremecem. (Tiago 2:19).

O Cristianismo não é uma religião de crenças ou mitos. Não se resume a batismo ou santa ceia. Você pode ser batizado e ainda sim não estar salvo. Não são as doações ou trabalhos voluntários que garantirão sua salvação. A Igreja não é uma ONG. Pela graça sois salvos (Efésios 2:8). Paulo ainda acrescenta que sem AMOR qualquer prática perde seu sentido, não tem valor. (I Coríntios 13)

Cristianismo é como você vive sua vida e o que você pratica durante ela. O que é Rocha? É a Palavra praticada. Duas pessoas ouviram o mesmo ensinamento, mas apenas uma obedeceu e praticou o que ouviu, construindo sua casa sobre a Rocha. Não é o fato de você não ter matado ou roubado que faz de você um cristão. Não é o que você deixou de fazer de errado que faz você um cristão.

O Cristianismo não se mede pelo comportamento das pessoas. Em João 2:23 e 24 Jesus revelou que sabia das intenções dos corações daqueles que estavam ali. Não podemos enganar a Deus ou ao Seu filho, Jesus. As obras não te salvam, mas ser salvo significa ter obras, porque só assim a GRAÇA de Deus fará sentido. Ao olharem para você, as pessoas devem enxergar os frutos da GRAÇA e não suas obras.

Deus não julga o ser humano por aquilo que ele faz ou diz. Deus conhece o que está no seu coração. É por esta razão que Deus te ama, por aquilo que você é.

Judas foi um discípulo que sentou à mesa com Jesus. Viu os seus milagres e grandes feitos, ainda sim seu coração não tinha a mesma causa de Cristo e, Ele sempre soube disso. Cristianismo não é uma religião de dogmas ou rituais, mas de prática de coração. Porque você é salvo, tem a alegria de poder ajudar ao próximo.

Tiago 2:18 – Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

Em João capítulo 2, mesmo sendo testemunhas de tudo o que Jesus havia feito, ainda sim o coração de cada um não era digno da confiança de Jesus. Deus pode confiar em você? Ao sondar seu coração, Jesus encontrará alegria em ajudar ao próximo, não para garantir sua salvação, mas porque sendo salvo, praticar o bem é algo normal no seu dia-a-dia e na sua caminhada com Cristo?

Leia: I Coríntios 4:4. Lembre-se que Deus é quem julga o seu coração e nada pode ficar oculto aos seus olhos. Pratique a Palavra. Obedeça aos ensinamentos do Senhor. Seja um cristão em quem Deus pode confiar, porque a intenção do seu coração agrada a Ele. Deus te ama por aquilo que você é e não por aquilo que você deveria ser.

Deus abençoe a todos.

Apóstolo Anselmo Valadão

Publicar um comentário