Ainda não há comentários

A revelação de Deus.

Texto bíblico:

Mateus 16: 13-18

Hoje, Jesus quer falar com você. Abra teu coração e ouvido para compreender seus mistérios. Ao chegar a Cesaréia, Jesus teve a iniciativa que muitos de nós não temos. Talvez você não tenha coragem de perguntar para a pessoa ao lado o que ela pensa sobre você. Que ideia você tem de mim? O que sabe de mim? O que pode dizer sobre quem eu sou?

Jesus perguntou aos discípulos o que o povo falava sobre ele. E vocês meus discípulos, que andam comigo e ouvem meus ensinos e exortações, o que vocês dizem quem eu sou? Essa pergunta franca, tem como resposta a fala de Pedro: Tu és o filho de Deus. O que você conhece sobre Deus ou Jesus? Temos um Deus que deseja se revelar. Pessoas fazem Teologia, Escola de Líderes na tentativa de saber quem é Deus.

O Deus a quem servimos está preocupado em saber o que você pensa a respeito dele, como Ele se manifesta em sua vida. Esse Deus quer saber a sua resposta, da mesma forma que Jesus queria saber o que as pessoas pensavam e falavam sobre ele.

Toda a Bíblia está focada em revelar Deus. Para a Bíblia, a existência de Deus não é questionamento. Ela parte da premissa de que o homem sabe da existência de Deus. Ela se concentra em deixar claro a vontade de Deus em se revelar à Humanidade. (Leia Salmos 19: 1-3). Infelizmente, uma grande maioria dos homens perdeu a referencia do verdadeiro Deus. – Deus é inerente ao homem, mesmo que seja uma referência errada. Deus é. Deus existe e o homem precisa dele. (Leia Romanos 1:8-9)

A pergunta de Jesus era essa: quem vocês dizem que eu sou? Os romanos chamavam esculturas de animais de Deus, contudo essa consciência estava errada. Todo homem tem uma consciência de Deus, mesmo sem acreditar nele. Eles não creem em Deus, graças a Deus. São ateus graças a Deus.

Ao conhecer Deus, as pessoas querem saber quem ele é. Foi assim com Jacó. Sozinho, no vale de Jaboque, um homem lutou com ele. Eles lutaram toda a noite e a pergunta durante a luta era quem é você. Da mesma forma aconteceu com Moises no monte da sarça ardente. Ele perguntou quem tu és. A resposta foi “Eu sou”. Paulo, no caminho para Damasco teve uma experiência semelhante. Eu sou aquele a tu persegues foi o que Saulo ouviu ao olhar para a forte luz. Jacó, Moises e Saulo queriam saber quem era Deus.

O cristianismo é uma religião de revelação, que busca conhecê-lo e revelá-lo à Humanidade. Deus deseja falar com você e estabelecer uma comunicação. A palavra de Deus, às vezes está velada, como se estivesse debaixo de um véu. Revelada significa tirar este véu para que todos vejam. No momento em que caem as cortinas, o véu ou as escamas (no caso de Saulo) Deus se revela. O mais importante é fazer a mesma pergunta para quem esta ao seu redor. Você teria coragem de perguntar a quem esta ao seu redor quem é você? Talvez as pessoas tenham muita coisa para dizer que você não quer ouvir. Por causa disso você não pergunta. Isto é o que significa viver em silêncio velado.

É importante que as coisas sejam reveladas. O que está encoberto deve ser descoberto. Vemos apenas uma parte das pessoas. Não conhecemos os medos delas. Sabemos muito pouco um do outro. Sabemos quase nada a respeito do outro. Para mudar isso é preciso falar sobre si mesmo Se você cala, se não se comunica, as coisas ficam veladas. Nem sempre quando falamos a nosso respeito, falamos a verdade. Algumas vezes nós mesmos vivemos o auto-engano. Pode ser um equívoco. Apenas Deus conhece você de fato. Não falamos tudo a nosso respeito por medo das pessoas não nos aceitarem ao ouvirem o que falamos de nós mesmos. Por causa disso não queremos nos expor.

Temos medo que aconteça conosco o que aconteceu com Jesus. Quando era apenas uma presença que atraia milagres, sem representar ameaça alguma, andando como uma compaixão ambulante, todos eram atraídos a Ele. Contudo quando ele começou a falar, seu discurso e ensinamentos passaram a afastar as pessoas. Ao falar, as pessoas começaram a resisti-lo e questionar a veracidade de suas palavras. Alguns começaram a dizer que ele não era o filho de Deus. A partir dali, começaram a persegui-lo.

Quando digo Deus é fiel, qual o seu entendimento? O sentido que as pessoas têm é que Deus nunca irá traí-las. Será este o sentido correto? Não. Significa que Deus não tem variação em seu caráter, não possui duas posturas. Deus é único. Jesus poderia ter tomado outra forma para se revelar as pessoas, inclusive para falar de Deus. As pessoas começaram a questionar o Jesus porque ele começou a se revelar. Neste convívio de relacionamento, de demandas, de andar juntos, nós nos revelamos uns aos outros. Temos coragem de compartilhar nossas angustias e temores? Nossos relacionamentos são superficiais. Ao me ver calado, meio abatido, você me perguntará o que houve. Nada aconteceu. Dizer tudo também é muita coisa. Muitas vezes nossos relacionamentos são superficiais.

O nada fala muita coisa na imaginação: ele não confia em mim. Lançamos as pessoas na escuridao das nossas emoções e sentimentos. E este relacionamento é superficial. Precisamos revelar a verdadeira pessoa que somos.

As relaçoes entre pais e filhos são superficiais. Entre marido e esposa também. Entre líder e discípulos, da mesma forma. Não nos revelamos apenas nos escondemos. Pare de se esconder, revele-se. No esconder você não melhora nem se cura. Num relacionamento aonde não há profundidade não existe amor. Apenas o amor pode curar nossas emoções e sentimentos. Se não existe confiança para compartilhar o pecado não existirá cura.

Tiago escreve: confessai os vossos pecados uns aos outros para serdes curados. A Bíblia diz que o confessar atrai a cura. Deus perdoa, o irmão nos cura. O verdadeiro perdão vem de Deus. Do meu irmão, a cura. Quando eu confesso os pecados recebo o acolhimento das pessoas e este, por fim traz cura para minha vida. Toda verdade liberta.

Confesse os seus pecados. Converse com as pessoas que você ama. Não tenha medo de se revelar. Quando a psicologia surgiu? Na reforma. Sabe como ela surgiu? Com a mudança das formas religiosas. Lutero estabeleceu o sacerdócio universal, para que todos pudessem falar diretamente a Deus. Abriu-se uma porta para a psicologia. Hoje, pagamos para um profissional para falar dos nossos pecados. Comece a conversar com as pessoas que você ama. Pare um pouco para ouvir as pessoas.

A falta de retorno do outro destrói relacionamentos. Não tenho medo do que as pessoas dirão a seu respeito. Deus fala de si e ouve quando iremos falar de nós para Ele. É por isso que Ele não se contentou de ser apenas uma presença. Queria se revelar a toda a humanidade. Não podemos ser apenas uma presença. Devemos ser revelados.

Quando você não ouve Deus e o ignora , Ele deixa a sala. Você estará sozinho. Ele não vai perder tempo com sua indiferença. Deus diz ao profeta, quem ouvirá nossa palavra. Perdemos tempo com outras coisas, menos com a revelação de Deus.

Em primeiro lugar: converse com as pessoas. Em segundo lugar: leia a Bíblia. Através desta, você entenderá Deus. Deus se preocupou em escrever um livro pra você. Não faça pouco caso disso. Segundo João 5:39 as Escrituras foram escritas para revelar Jesus. Ele quer ser revelado a você, porque buscar a Deus é natural do homem. Precisamos acertar nossa busca, não de forma enganosa como Rm. 1. Só tem uma maneira de conhecer Deus, por meio de Jesus. Ele veio para revelar o Pai. Se o Espírito Santo de Deus falar com você, entenderá quem é Deus. Então revele-se e receba a revelação de Deus.

Ap. Anselmo Valadão

17.04.2011

Publicar um comentário