Ainda não há comentários

E “se” Jesus não tivesse ido àquela festa?

Texto bíblico: João 2: 1-11.

Deus tem prazer em que você ouça a Sua voz. Como podemos ouvir Sua voz? Nos distraímos com muita facilidade e não damos ouvidos à voz do Senhor. Desde objetos a pessoas, tudo pode ser um meio de distração. Precisamos tomar cuidado com tudo isso. Precisamos ouvir e sermos ouvidos.

Deus disse a Josué que para prosperar, ele deveria ouvir a voz do Senhor. Ouvir é uma virtude. Além de ouvir, é necessário entender e praticar o que Deus diz. Abraão foi um exemplo de um homem que ouviu ao Senhor, ao ponto de entregar seu filho como sacrifício.

É importante que você ouça a voz de Deus, nesta noite. Podemos aprender muito com este momento especial descrito na passagem acima. Temos a presença de vários “se” para uma mesma história que poderia determinar finais diferentes.

E se Jesus não tivesse sido convidado? Se ele não estivesse na lista de convidados com certeza o casamento teria passado por uma situação constrangedora. E se apenas os Seus irmãos e Sua mãe tivessem sido convidados? Se Jesus não estivesse ali, a festa não teria terminado bem como terminou. As pessoas sairiam dali falando mal dos noivos.

O que acontece se o convidado mais importante não foi convidado? Coisas ruins acontecem. Jesus, mesmo sendo convidado, poderia não ter ido àquela festa. Da mesma forma, o final não teria um milagre de Jesus.

Jesus não estava ali apenas como alguém que para comer ou beber. Ele tinha um objetivo. Se Maria não tivesse ido até Jesus, o final seria diferente. Se Jesus fosse movido pela Lei, poderia fixar uma data para realizar o milagre. Jesus, movido pela graça, foi também movido pela necessidade do noivo. Jesus fez o que fez, porque o milagre era para aquele momento. Ele não é movido pela Lei, mas pela Graça.

E se Jesus não achasse festa importante? Ele poderia não querer salvar aquela. Existem pessoas fora da festa com necessidades maiores como fome, cegueira, paralisia, perturbação e outros problemas. Mas Jesus também gostava de festas.

E se Maria não fosse respeitada pelos seus vizinhos, visto que ficou grávida antes do casamento? José adotou Jesus e sustentou os dois e toda a sua família. Aquele homem preservou a honra e o moral daquela mulher. Se José tivesse deixado Maria exposta, ela não teria respeito junto aos seus vizinhos.

E se Maria não soubesse sobre Jesus? Ela sabia o que Ele poderia fazer, por isso foi até Ele. Maria conhecia os poderes de Jesus. E se os garçons não obedecessem a Jesus. 920 litros d’água. Todos já haviam passado pelo ato da purificação.

E se o mestre-sala não tivesse comentado sobre a qualidade do vinho? Seria um milagre importante? João faz questão de relatar o milagre de Jesus numa festa e dizer sobre a qualidade daquele vinho, fruto de um verdadeiro milagre.

Você se atentou para os vários “se”?

E se Jesus não tivesse sido convidado? Você tem incluído Jesus em sua lista? Existem convites para o casamento e outros para a festa. Jesus estava nesta lista de honra, era uma lista importante. Fazer parte desta lista não é fácil. Você pode esquecer de todo mundo, menos de Jesus. Ele precisa ser o primeiro da sua lista.

Quando Jesus aceita seu convite, ele se dispõe para o que você precisar. Ele está comprometido em salvar sua vida, não é um mero convidado. Ele faz parte da festa, inclusive para salvar sua festa e sua vida também. Quando Jesus comparece, tudo muda naquele lugar.

Você tem convidado Jesus para sua festa? Jesus tem sido chamado para participar do seu negócio? Jesus foi convidado para seu casamento? Talvez existam apenas água e água suja neste momento. Se os garçons não tivessem obedecido às palavras de Jesus tudo terminaria muito mal. Você tem obedecido a Jesus? Se ele te pedir 920 litros de água, mesmo você precisando de vinho, você o obedeceria? Os garçons ouviram Jesus. Este é o segredo. Ouvir a voz de Jesus.

Jesus diz: vinde a mim e eu te aliviarei. Você tem feito isso? Ele pede para ir aos perdidos pregar as boas novas. Como você tem reagido a este mandamento? Ele pede para você entregar os dízimos e você não o faz. Jesus diz que alguns têm deixado a prática de congregar (Hebreus 10: 25)).

Tudo o que você fizer no intuito de obedecer, querendo obedecer a Deus, terá a bênção de D’Ele. Deus é fiel para cumprir a sua palavra, para salvar seu casamento e devolver sua alegria.

Jesus sempre está no lugar e momento certos. Jesus devolverá a sua dignidade. João está falando do amor de Deus. Deus se importa com os detalhes e com suas festas e com a maneira com que você está conduzindo sua vida. Jesus está sensível a sua necessidade.

Jesus é movido pela graça e não pela Lei. Nesta noite, não sei quantos “se” poderiam existir na sua vida, mas não importa agora. Convidar Jesus significa que ele virá ao encontro da sua necessidade. Se Jesus entrar na sua vida, a alegria será completa. Acontecerá festa, como relatada no livro de João. Jesus, ao entrar na sua vida, ele faz mudanças profundas.

Ap. Anselmo Valadão

30.10.2011

Publicar um comentário