Ainda não há comentários

Jesus. O bom pastor que também é a porta.

Texto bíblico: João 10.

Jesus falava por parábolas e nem sempre era entendido pelas pessoas. O que as suas metáforas significavam?

Jesus se denomina como sendo a porta. Por ele, as ovelhas devem passar, porque na verdade Ele é a porta da Humanidade. Jesus é uma porta que fala. Quando o homem foi expulso do Éden, ele ficou sem direção para sua vida. Jesus está aberto para que você possa entrar por ele e encontrar a direção. Todo aquele que entrar por esta porta será salvo.

Deus nos salvou para a liberdade. Não se trata de uma salvação que confia, controla ou condiciona. Aquele que entrar por esta porta será salvo. Sairá e encontrará descanso e pastagem.

Depois de ter dito que ele era uma porta, Jesus se denomina como o bom pastor. O que estas afirmações significam? Primeiro, que ele nos oferece uma relação pessoal e de intimidade. Jesus nos conhece pelo nome, até mesmo pelo cheiro. Apenas as ovelhas reconhecem a voz do seu pastor. Quem é de Jesus conhece a sua voz. Isto apenas acontece porque se trata de uma relação pessoal. (Jo. 10:14)

Em segundo lugar, recebemos dele uma direção pessoal. Durante a caminhada somos tratados. Este caminho é de Jesus, mas também pessoal. (Jo. 10:3 – o pastor conduz suas ovelhas). Ele nos leva para dentro e para fora. É um caminho que nos liberta. A salvação não é em série. Cada um tem sua trilha e experiência pessoal. Você não é uma imitação de ninguém. No verso 4 lemos sobre o pastor que vai adiante pois ele é nossa referência.

Em terceiro lugar, Jesus nos oferece uma salvação pessoal. (Jo. 10:14 – Ele dá sua vida pelas ovelhas, deste e do outro aprisco). A partir deste momento, não haverá divisão de rebanhos, mas apenas um único rebanho. O inimigo tentará afastar você da comunhão, mas Jesus deseja conduzir você pelo caminho correto. Ele nunca se esquecerá de você porque você é sua ovelha.

Ao entender tudo isso, chego a algumas conclusões. “Eu deixo de ser espiritualmente enganável. No verso 8 Jesus diz que os que vieram antes dele eram assaltantes, mas as ovelhas não os seguiram. Não cairemos nas ciladas espirituais. Atualmente, existem tantos enganos, tantos malfeitores, mas é você que faz de Jesus o seu grande pastor. Quem conhece Jesus não se deixa enganar por qualquer coisa. Sua voz, seus ensinos e tudo que vem dele é conhecido pela ovelha.

Em segundo lugar, eu deixo de ser apenas um sobrevivente. No verso 10, Jesus nos diz que somos sobreviventes, que escapamos das garras do ladrão. Nós somos sua ovelha e cuidados por ele. Jesus tem muito mais que apenas sobrevivência, ele tem vida em abundância. Ele te dá vida plena. Confie em Jesus e receberá a vida plena e abundante em todas as áreas.

Em terceiro lugar, eu deixo de ser alguém que vive apenas para si mesmo e descubro–me como parte de um rebanho maior. Sou mais que um rebanho qualquer. Minha vida é de muitas outras vidas, porque Jesus disse que existem outros rebanhos.

Existe um rebanho universal, sem placa. O que me faz rebanho é saber que sou ovelha, cuidada por este bom pastor. Faça parte deste rebanho. Faça parte desta história.

 

Ap. Anselmo Valadão

02.09.2012

Publicar um comentário