Ainda não há comentários

Ninguém chama seu nome como Jesus o faz.

Texto: Gênesis 33:18-20

18 – E chegou Jacó salvo à Salém, cidade de Siquém, que está na terra de Canaã, quando vinha de Padã-Arã; e armou a sua tenda diante da cidade.

19 – E comprou uma parte do campo em que estendera a sua tenda, da mão dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de dinheiro.

20 – E levantou ali um altar, e chamou-lhe: Deus, o Deus de Israel.

Jacó foi tudo o que você sabe. Contudo, um dia ele foi curado e transformado em Israel. Sabe o que isso nos ensina? Você e eu também podemos ser sarados e ter um novo nome: Israel.

Temos muitas semelhanças com esse homem. Na última semana ministramos que Deus lutou com Jacó e não o contrário. Raquel, José e talvez até Lia com sua ausência de beleza foram colocados na linha de frente para lutar contra Esaú. No vale de Jaboque, Deus decide lutar com Jacó para que ele aprendesse a lição. O anjo chegou a tocar no seu nervo ciático. O anjo chega ao momento que decide ir embora. Mas Jacó não o deixa fazer isso. Jacó aprende a lição. A surra que levara do anjo tinha um propósito. O seu tempo de deserto é para você aprender algo. Deus não estava ali para vencer a Jacó, mas para que ele vencesse a si mesmo. A sua luta tem essa finalidade: vencer a si mesmo.

Jacó engana o irmão, o sogro e todos ao seu redor, terminando por colocar sua própria família na linha de frente para a batalha.

No capitulo 34 fica claro que Jacó não aprendeu quase nada. Diná, a filha de Lia, passeando pela região é violentada por um dos príncipes daquelas terras. Estupro. Os irmãos mais velhos de Diná resolvem tirar a história a limpo. O rapaz e seu pai propõem casamento como forma de reparar o erro. Para Jacó estava perfeito. Ele uniria forças e aumentaria suas posses e terras, morando em paz naquele lugar. Mas os irmãos de Diná tinham outros planos. Eles exigem a circuncisão de todos, não somente do rapaz que violentou sua irmã. Todos concordam. Após a circuncisão estão todos incapacitados de cumprirem suas tarefas diárias e até sem nenhuma condição de lutar, em caso de uma batalha.

E foi exatamente isso que aconteceu. Os filhos de Jacó, liderados por Levi invadem a cidade e matam todos. Jacó fica afligido por tudo isso. Eles promovem um extermínio. Tomaram posse dos bens daquele povo. Jacó teme o que pode acontecer com sua família, sendo tão poucos no meio de um povo estranho e inimigo. “Seremos perseguidos e exterminados”.

Voltar para sua presença. Quando Deus viu tudo isso, ele pediu que Jacó voltasse a Betel. O lugar que te chamei não era Siquém, mas Betel. Este foi o lugar onde Jacó teve um encontro com Deus. Nos momentos complicados precisamos voltar para casa de Deus, para a presença dEle, em Betel (casa de Deus). Deus está com você o tempo todo, mesmo que você não sinta. Não devemos dar atenção à loucura que estamos vivendo, mas voltar para a casa de Deus, onde poderemos ouvir a voz de Deus. Quando tudo cheira morte na sua vida, você deve voltar para Deus, para o lugar onde você teve um encontro com Ele.

Maria Madalena, no domingo, logo de manhã, bem cedo corre ao sepulcro onde Jesus havia sido sepultado. Mas ela não encontra o que procura. Alguém vem por trás e bate em suas costas. Ela pensava ser o jardineiro. Onde você colocou o corpo do meu mestre? Jesus então chama o seu nome: Maria. Ela então reconhece a voz do mestre, se ajoelha e adora-o. Ninguém consegue chamar o seu nome como Jesus o faz. Ela diz: Mestre. Este momento é um momento decisivo. Mesmo confundindo com o jardineiro, ela ouve o mestre chamar o seu nome e percebe o seu carinho e amor. Ninguém fala melhor o seu nome do que Jesus. Quando você acha Jesus, você se acha e tudo passa a fazer sentido em sua vida.

Jacó sabia onde era Betel. Ele sabia o endereço da casa de Deus. Não tente achar sentido onde não existe. Não tente viver na loucura do mundo, no esquema deste século, porque ali é morte, tristeza e perseguição. Saia de onde está e volte à presença de Deus.

Talvez você não consiga entender os métodos de Deus e questiona porque Deus acobertou Jacó. Na história de Elias, ele faz um desafio aos profetas de Baal. Demônios têm condições de descer fogo do céu. Por que isso não aconteceu? Porque Deus não permitiu. Quando Moisés lançou seu cajado e ele virou cobra, o mesmo fizeram os encantadores do Egito. Cada praga lançado por Moisés os encantadores faziam igual, com seus truques e é por isso que o Faraó endureceu o seu coração. Há dias que Deus chega antes e quando isso acontece, Ele impede o agir do diabo.

Precisamos entender que Jacó volta para o lugar que ele teve um encontro com Deus.o Senhor Deus tem um compromisso com sua palavra. Ele não abriu mão disso, nem da vida de Jacó. Tem gente que não entende a ética do perdão. Por que Deus colocou o homem no jardim? Para trabalhar na terra do jardim, para proteger o homem do diabo. Ele se manifestou como serpente, que fazia parte do jardim. A serpente era um elemento do jardim. O diabo veio como algo natural daquele contexto. Ele se disfarça até como anjo de luz.

Às vezes tratamos ovelhas, achando ser ovelhas, mas são demônios disfarçados que levam todo o rebanho ao erro, confundindo todos, membros e pastores. Jesus disse que o diabo, desde o principio da criação, veio para roubar, matar e destruir. Ele não queria montar um reino paralelo ou para competir com Deus. A dinâmica do perdão não era entendido pelo diabo. Naquele momento ele queria acabar com a criação de Deus porque queria destruir tudo o que Deus fez. O diabo é suicida e seu desejo é sempre morte. Ele não conhecia o plano de Deus, o cordeiro santo que também existia desde o principio da criação. Deus já começa a operar pelo principio do perdão. Já estava consumado. Deus sempre vem a nós na realidade do perdão e não realidade da justiça. Porque o Senhor opera a partir do perdão.

Jacó não entende nada. Mesmo depois de ouvir tantas vezes a voz de Deus, tanta proteção e experiências com ele, Jacó ainda assim está vivendo longe de Deus. Betel era Jaco, mas ele não entendia isso. Se você quiser ficar no sol é problema no sol, mas que Deus te chama pra sombra isso ele faz. Muitas pessoas estão no sol, não entendendo ainda o propósito de Deus na sua vida. não compreende que Deus habita nele. Não era o lugar onde ele estava, mas onde deveria estar. Tem gente que acha que esta Igreja é Betel, mas na verdade você é Betel. Jaco é que estava no lugar errado.

Algumas pessoas estão passando por tempestades em suas vidas. Jesus está no barco, pronto para acalmar a todas. Você está disposto a fazer como Deus quer? Alguns querem andar sobre águas mas não querem ir até Gadara, libertou o homem possuído. Desejamos milagre, mas ainda não temos maturidade para entender o propósito disso tudo. Quando enviado a Canaã, Abraão, naquele tempo ainda Abrão, decide ficar em Pada-Arã. Na Bíblia não temos heróis, apenas homens e mulheres moldados por Deus. O mérito deve ser dado ao único digno: DEUS. Apenas quando Ele age é que tudo faz a diferença.

Em Gênesis 47, mesmo o Faraó sendo considerado um deus, Jacó, agora entendendo que era um representante do único e verdadeiro deus, abençoa o líder daquela nação. Jacó faz isso porque o seu deus era maior que o Faraó. Jacó era sacerdote, representante de Deus.

Para ter um relacionamento com você, Deus abriu mão do seu passado, cravando-o lá na cruz. O tempo todo, queremos relembrar nosso passado, ressuscitar nossos mortos, mas Deus diz: está na cruz. Ele deseja se relacionar com você HOJE. Não volte àquilo que ficou no passado. O cheiro de defuntos não agrada a ninguém.

Reconheça Deus na sua vida. Dê créditos a Ele, porém reconheça que os seus talentos, dados por Ele, são seus sim. Não é pecado receber um elogio. O que você faz com ele isso sim pode ser perigoso. A partir do capitulo 48 Jacó dá lugar a Israel de Deus. Quando você aprender a ouvir a voz dele tudo será transformado em sua vida, inclusive seu nome.

Faça isso hoje. Ouça a voz de Deus e seja transformado.

Deus te abençoe.

Apóstolo Anselmo Valadão

Publicar um comentário