Ainda não há comentários

O milagre da Unanimidade

Texto bíblico:

Atos 2: 46 a 3:10

Unanimidade é algo extremamente importante e muito raro para os dias de hoje. Para um grupo como o nosso, de 800 pessoas, ter um mesmo sentimento, espírito e desejo é algo difícil. No entanto, na época da igreja de Atos era uma realidade no cotidiano de um grupo muito maior, a igreja primitiva.

Onde encontramos a unanimidade? Ter a mesma ideia, o mesmo sentimento é algo raro. Não estamos falando de Nelson Rodrigues que diz que toda unanimidade é burra. Falamos de ter o mesmo espírito e mesma vontade. Em que momento da nossa vida encontramos isso?

Na igreja primitiva, eles se reuniam de casa em casa. Era o milagre da unidade. Muitos não conseguem celebrar a unidade na própria família ou casa? Não conseguimos ser unânimes nas pequenas coisas, menos ainda nas grandes coisas. No texto acima vimos um grande milagre da comunidade, o milagre da conversão de um ao outro. Eles se converteram uns aos outros. Eles serviam uns aos outros.

Por que, exatamente naquele dia, Pedro e João decidiram curar aquele homem aleijado na porta do Templo? Estamos falando de dois momentos importantes. Dois milagres que aconteciam na igreja: o milagre da unanimidade e o milagre da cura do aleijado. Contudo, somos atraídos para um tipo de milagre: o físico. Todos nós vibramos por estes milagres. Todos querem apenas estes sinais. Isto não é errado, contudo não deve ser prioridade.

A igreja não precisava daquele milagre para crescer. Qual o milagre que contribuía para o crescimento da igreja? O milagre de cura? Não. O milagre da unanimidade é que fazia a igreja crescer. O milagre da unidade e da comunhão. O milagre do relacionamento fazia a diferença naquele tempo e naquelas pessoas.

Naquele tempo, Deus desejava o milagre da comunhão. Qual é o milagre que precisamos hoje? Qual milagre você está a espera neste dia? Ser curado fisicamente é como receber um remendo. A ciência evolui bastante e a medicina está cada vez mais avançada. Deus tem dado graça aos homens para curar as pessoas através dos tratamentos e remédios. Contudo, será que a medicina pode curar o relacionamento entre as pessoas? Existe algum remédio que faça as pessoas se amarem ou se relacionarem melhor?

O nervosismo nos faz quebrar comunhão e desfazer relacionamentos. O maior milagre que fazia a igreja crescer era a facilidade de estarem juntos e terem tudo em comum. Podemos ter nossos corpos curados, remendados, mas um dia ele morrerá. Mesmo que seja arrebatado, meu corpo será transformado. Preciso de outro tipo de milagre. Devemos nos alegrar por estarmos juntos. Devemos abraçar mais.

Lucas 16:9 – quando você tem amigos, eles o receberão nos portais celestiais. Quando fazemos amigos, quando trabalhamos os relacionamentos, nossas amizades serão estabelecidas para sempre, inclusive para toda a eternidade. A amizade é um grande milagre.

O milagre da cura, mesmo naqueles dias de Atos era esporádico. O texto diz que todos os dias eles se reuniam no pátio do Templo. Aquele homem também estava ali, todos os dias. Desta forma, todos os dias eles se viam no mesmo lugar, até que a historia é mudado por este milagre físico. O milagre de fazer o aleijado andar era esporádico.

Qual é o milagre mais relevante? O que significa pra comunidade ser comunidade? O que significa pro ser humano ser gente? Qual milagre precisamos buscar? Quais os milagres que os nossos dias necessitam? Do que nossa comunidade precisa ter? qual o milagre você precisa no seu trabalho, na sua casa, na sua família, na sua vida?

Esta igreja experimentava, todos os dias, o milagre do relacionamento. Este era o milagre que trazia crescimento àquela igreja. O milagre da comunhão, de pertencer a uma comunidade que abraçava, que acolhia, que ajudava.

Ap. Anselmo Valadão

11.09.2011

Publicar um comentário