Ainda não há comentários

O óbvio deve ser dito.

O óbvio deve ser dito. Que estrutura está sendo trabalhada na sua casa? A família é um grupo social (por ter duas ou mais pessoas). E quando falamos em grupo, precisamos falar sobre hierarquia. Atualmente, não existe mais essa realidade ou o que existe é o contrário do que a Bíblia orienta. Hoje, os filhos mandam sobre os pais e isso é errado. Os filhos não querem mais obedecer aos pais. Ouvem-se muitas ameaças de abandono de casa por causa de vontades não realizadas.

Os filhos precisam saber quem manda e obedece dentro da casa. Vivemos em uma modernidade em que os valores são invertidos. Mesmo que a psicologia atual fale contra o tolir, estabelecer limites, ainda sim é preciso haver papéis bem definidos. Mesmo que haja resistência por parte dos filhos, ainda a resposta final é dos pais. Como cristãos firmes, devemos manter nossa posição à luz da Bíblia.

Nos dias atuais, mães têm orgulho de dizer que são amigas das filhas. Este tipo de relação existe fora da família, quando se conversa de igual para igual. Amigo está com o outro em qualquer situação. O pai ou mãe nao deve ter essa posição. O filho precisa olhar para o pai e vê-lo como porto seguro, como alguém que transmite segurança. Os pais que têm Deus em suas vidas, sempre desejam o bem aos filhos.

Obedecer não tem nada a ver com concordar. A obediência vem de encontro àquilo que voce não concorda mesmo. Caso o contrário seria sabedoria. É necessário obedecer antes e depois questionar. É na família que um filho aprende a ser adulto fora dela.

Devemos falar também de responsabilidade. Estamos falando de ônus e bônus. O que compete a cada parte. Existem muitos pais auxiliando além do tempo suficiente. Ensine seu filho a ser responsável desde casa, desde pequenas tarefas. Não inverta os papéis e responsabilidades. Nao coloque sobre a criança a responsabilidade de um adulto. Mais tarde, surgirão problemas emocionais e até fisicos em decorrência do que está sendo plantado. Respeite a idade cronológica dos seus filhos.

Ensine serviço. Hoje, temos uma geração que não sabe o que é isso. Quando algo começa a ficar dificil, desistimos logo. Precisamos ensinar nossos filhos a servir desde casa, pois quando forem adultos, na igreja também servirão aos outros. É necessário sair da zona de conforto. Lá fora, no trabalho, na faculdade, no mundo não é assim. Serviço é serviço mesmo, não é cooperação ou ajuda, é trabalho que se ensina em casa.

Não devemos reclamar dos problemas de adultos, inclusive sobre a igreja diante dos nossos filhos para que eles não pensem que servir a Deus é complicado, difícil ou ruim. Cuidado com a murmuração. O que eles ouvem de nós irão guardar em sua memória e no tempo que precisar, usarão como exemplo para fazer suas escolhas. Cuidado para que seus filhos não escolham qualquer outra coisa que não seja a Igreja, por causa dos seus exemplos.

Precisamos ensinar aos nossos filhos sobre vocação e sonhos. Projetamos em nossos filhos o que não fomos ao longo de toda a vida. Descubra a vocação do SEU filho e ajude-o a desenvolvê-lo.

I Co. 15:10. Em Cristo somos benditos. Pela sua graça somos o que somos, porque somos resultados do seu amor, que acompanhado de graça e favor mudou a nossa vida, nosso presente e a partir dai, nossos futuros.

Ap. Di.

08.05.2011

Publicar um comentário