Ainda não há comentários

Ou você luta ou morre.

Texto: Gênesis 31:22

E no terceiro dia foi anunciado a Labão que Jacó tinha fugido.

Estamos falando novamente de Jacó. Neste momento da narrativa bíblica, lemos sobre sua recaída. Quando Jacó enganou Esaú ele teve que fugir. Agora, contudo ele está fugindo de Labão porque o mesmo caráter de trapaceiro e usurpador ainda governava o interior dele. Se tudo estivesse em ordem dentro dele, não haveria necessidade de fugir.

Leia Gênesis 31: 34 a 42.

Neste instante, a conversa se dá entre Deus e Labão. Este procura Jacó para prendê-lo e condená-lo. O Senhor, porém aparece a Labão. Sua ordem para ele é que não fale nem faça nada contra Jacó. Labão não tinha direito ou autoridade para julgar a Jacó.

Labão não tinha nenhum direito de falar contra o servo de Deus, Jacó. Ele queria matá-lo. Mas nem falar nada lhe era permitido. Labão não podia levantar a mão ou a voz contra Jacó. Aqui vemos como Deus faz sua parte.

Em Manaim vemos Deus agindo. A palavra Manaim significa exército de Deus. Para que Deus precisa de um exército? Ele é todo poderoso. Se apenas disser haja, qualquer coisa passa a existir. Será que Deus precisa da proteção de um exército? Não. O exército é para proteger você. Você precisa de proteção e não Deus.

Jacó viu anjos de Deus saindo ao seu encontro. No primeiro capitulo do livro de Hebreus lemos a respeito dos anjos que estão a serviço da igreja do Senhor. Muitas vezes trememos diante dos acontecimentos ao nosso redor.

O servo de Eliseu tremeu diante da iminência da guerra. Eliseu disse: “maior é aquele que batalha por nós”. Quando os olhos de Geazi se abriram, ele pode ver milhares de anjos que se preparavam para lutar a sua guerra, a favor do povo de Deus. Se Deus cuida dos pássaros do campo, Ele não cuidaria de você?

Deus estava fazendo a obra na vida de Jacó e você não pode fazer nada. Quando caímos, Deus não cai junto, quando erramos, Deus não erra junto. Ele nunca erra. Quem erra é porque ainda pode ser consertado. O diabo é condenado e não tem conserto, mas você sim. Estamos em obra o tempo todo. Talvez devêssemos usar uma camisa escrito: Estamos em obras. Desculpem-me os transtornos.

Quando não cremos ou deixamos de acreditar, o medo nos faz esconder em cavernas. Todas as pessoas que sofrem são aquelas que perderam a fé e não acreditam mais em Deus. Em certo episódio, quando Jesus cura um homem cego, ele vai até este homem e não pergunta nada para ele. Os discípulos que perguntaram ao cego. Ele não tinha fé, nem vontade ou desejo pela cura.

Às vezes é necessário que Deus invada a nossa vida. Deus age não pela fé mais, mas por causa da nossa lentidão. Leia Gênesis 32. Depois de fazer a pior das orações da Bíblia, Jacó acerta dessa vez e faz uma oração correta. Dos versos 9 ao 12. Jacó reconhece a soberania de Deus. Ele já era um homem rico que tinha uma multidão o seguindo.

Gênesis 32: 22 – ele manda seus filhos e esposas à frente, para o campo de Batalha. A quem Jacó amava mais, manda para a frente da guerra. Estavam ali José e Raquel, a mulher por quem ele trabalhara tantos anos e, que amava profundamente. Jacó fica para trás, com medo. Novamente ele tem uma recaída, mesmo depois de ter acertado na oração.

Jacó recebe duas notícias de seus servos:

Primeira: encontramos Esaú, seu irmão.

Segunda: ele vem contra você com 400 homens.

Tem momentos, que como líder, nos acovardamos diante da batalha. Não podemos ser assim.

Jacó atravessou Peniel. Lá, Deus decide lutar com ele. Deus resolve dar uma lição a Jacó, para que ele nunca se esquecesse. Ou você se ajeita na vida ou volta. Jacó possuía riquezas, filhos e um exército de anjos a seu favor, mas ele falha novamente, colocando sua família a sua frente.

Quem não te fé, tem medo e se acovarda. Foi Deus quem decidiu lutar com Jacó. Em alguns momentos estamos recuando. Deus tinha um chamado para Jacó. Ele estava com Jacó o tempo todo, mas Jacó não estava com Deus. Deus dizia: o teu problema não é com o teu irmão, mas comigo. Deus já havia prometido a Jacó que Esaú iria servi-lo e que ele seria maior que o irmão. Ou você se converte ou morre. Deus falava pra Jacó: nem Esaú ou o diabo te matarão, mas eu sim, sem interferência do seu irmão ou do diabo.

Deus não está lutando com Jacó para ter uma vitória sobre ele, mas para que ele tivesse uma vitória de si mesmo. Jacó precisa vencer a si mesmo. Tem momentos na vida da gente que desistimos. Mas entenda uma coisa: ou você luta ou morre. Jacó foi obrigado a lutar. Labão tentou matá-lo mas Deus não deixou. Esaú também, mas não conseguiu, porque Jacó era um caso de Deus.

I João diz que o diabo não pode tocar em você, mas Deus sim. Ele faz para que você faça a escolha certa. Havia uma promessa de Deus sobre Jacó, multidões, milhares e milhares. É melhor crescer. Deus vem para nos acordar. Às vezes cansamos e desistimos. Deus feriu a coxa de Jacó para mostrar a ele que estava falando sério. O que Deus fez depois de ferir a coxa de Jacó? Ele o abençoou. Depois da luta veio a bênção.

Verso 26 – vemos o homem que sofrera uma surra, com muita dor exigindo sua bênção. Depois da luta, do problema vem a benção do Senhor. O maior adversário que tenho sou eu mesmo. Deus não tem adversário, o diabo não pode confrontar Deus. Ele é criatura e apenas uma expressão do mal, não o mal absoluto.

Adversário significa que o outro está no mesmo nível de combate, de luta. Se o outro é maior que você não é seu adversário, mas seu dominador. O diabo pode te dominar. O maior adversário sou eu mesmo.

Eu não sou a soma dos meus erros, mas sou o resultado da bênção de Deus. Deus tem lutado por você. A Graça não veio trazer ao pecador um entendimento do pecado, mas veio abençoar o pecador. Graça não é a roupa limpa que você veste mesmo quando você esta sujo. Significa roupa limpa sobre vida limpa. Você não é a soma dos erros, mas é alguém transformado por dentro e por fora.

Em Peniel, Deus estava lutando com Jacó para salvá-lo. “Vi Deus face e face e fui poupado”. Deus tem um exercito de anjos para lutar a seu favor. Quando as coisas começam a acontecer você precisa orar, porque quando fazemos isso Deus intervém. Então deixamos de ser Jacó e nos tornamos Israel, o príncipe de Deus.

É tempo de enfrentar suas lutas. É tempo de travar essa batalha com Deus. Não se preocupe porque no final desta guerra, só existem vencedores e você será o maior deles.

Deus te abençoe.

Apóstolo Anselmo Valadão

Publicar um comentário