Ainda não há comentários

Quanto vale a sua alma?

Texto bíblico:

Marcos 8:34-38

 

O que adiante ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Muitas vezes chegamos a pensar que o texto ali foi escrito para o outro. Pensamos sempre que aquela passagem se aplica ao outro e não para nós mesmos.

Acreditamos que esta passagem citada anteriormente, refere-se àquela pessoa com muito dinheiro, mas que não possui a salvação. Estou falando daquela pessoa tem dinheiro, carro do ano e um emprego que permita estabilidade e outras regalias.

Contudo, a prática correta neste caso deveria ser o contrário. Preciso encarar a Bíblia como sendo palavras que se aplicam ao outro, mas também a mim mesmo. Quando aplico aqueles versículos de vitória à vida do outro, passo a ter uma vida mais piedosa, mais compreensiva e que preza por relacionamentos mais sadios.

Achamos que este “negócio” de ganhar o mundo inteiro é para pessoas mais abastadas, como o Bill Gates. Mundo inteiro seria uma referência a Internet, ao Google? Sempre vemos um pequeno grupo de pessoas que trabalha arduamente para ganhar o mundo inteiro.

Jesus também convocou pessoas para isso: ganhar o mundo inteiro. O que aprendemos com os ensinamentos de Jesus é que esta missão é para os que o conhecem. Sua palavra foi: ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. O alvo de Deus para sua vida é o mundo inteiro.

Se formos chamados para ganhar o mundo inteiro, significa que somos chamados para a excelência do projeto de Deus. Esta excelência não é alcançada de qualquer forma. Quem quer viver acima da mediocridade, precisa fazer sacrifícios. Quem deseja fazer a diferença tem que se diferente. É preciso estar disposto a fazer sacrifícios. Estar disposto a estudar, a levantar cedo e dormir tarde e tantas outras atitudes.

Jesus não está dizendo que ganhando o mundo inteiro você perderá sua alma. Jesus nos ensina que o que adianta ganhar o mundo todo e ainda sim perder a própria alma? Mas afinal de contas, o que é a alma?

Alma compreende nossa psique. É o lugar onde estão alojados nossos prazeres, a estética e beleza. A alma se alegra, vibra, chora e sorri. Ela gosta de música e de arte. A alma é a ligação entre meu corpo e espírito. Por causa disso, devemos ter muito cuidado para não perdermos nossa alma, nossos sentimentos, nossos prazeres e vida.

Perder a vida a que Jesus se refere não significa ir para o inferno. Existem dois infernos. O escatológico que é um lugar que o fogo não consome, traz sofrimento e tormentas. Existe também o inferno psicológico, que rouba sua alegria de viver, que rouba o seu viver. Quando Jesus cita a palavra vida ou mundo neste texto, para esta palavra “mundo” temos três aplicações e significados:

01 – Mundo Cosmos: mundo que conhecemos, diante dos nossos olhos. Aquele que foi criado pela palavra e boca de Deus. Ao Deus pronunciar, tudo foi formado neste mundo cosmos.

02 – Mundo Sociedade Humana – refere-se ao mundo citado em João 3:16. Formado de pessoas que compõem sociedades.

03 – Mundo Sistêmico – mundo perigoso, que perverte o ser humano, levando as pessoas a pisarem nas outras. Este mundo tem leis rígidas. Neste lugar de sistemas rígidos, suas regras e leis imperam sobre sua vontade. Neste mundo, não importam os meios que você usará para alcançar algo, desde que conquiste.

O texto que lemos, refere-se a este tipo de mundo. Muitas vezes achamos que apenas os feios, pobres e simples é que herdarão o Reino de Deus. Não é bem assim. Jesus ensina que bem-aventurados os humildes porque deles é a face da terra. Eles vencem o mundo por meio das atitudes de humildade.

Você ainda tem uma alma ou ela está perdida? Você ainda possui sentimentos quanto às pessoas ao seu redor ou já se encontra sistematizado? Perder a sua alma é a pior coisa que pode acontecer a uma pessoa. Não estamos nos referindo ao inferno. Estamos livres dele por causa da remissão do sangue de Jesus sobre nossas vidas. Um crente sem alma não consegue perceber o outro ou estar atento a sua necessidade. Quem perde a vida, salva-la-á. No reino dos homens, você ganha alguma coisa quando deposita algo em sua conta bancárias. No Reino de Deus você ganha quando sai da sua conta. Quando você entrega algo.

Todos têm uma alma. Mas muitas pessoas têm diferentes tipos de alma. Estilos diferentes, tamanhos diferentes. Muitos pastores conseguem tocar nas almas das pessoas, mas a sua mesmo está cauterizada, insensível.

O sentido da vida é o sentido do pastorado. Jesus disse, o meu farde é leve. Por que muitos estão corcundas? Por que estão andando com dificuldades? Existem tantas pessoas com autoridade, conquista e poder, mas que não possui mais sua alma. Sem esta alma, seu espírito não está conectado ao seu corpo. Isso é preocupante.

Não devemos “ganhar” pessoas, porque não somos donos delas. Devemos acolher pessoas porque a igreja foi criada para isso. Para alguns, faltam sentimentos. Estamos embrutecidos, sem almas. O que adianta o emprego? E seu pastorado? E até mesmo seu casamento, se você não possui uma alma?

Seu nível de felicidade pode mudar de acordo com suas conquistas e perdas, mas existe um nível médio de alegria e satisfação. É por isso que pessoas buscam o tempo todo, alcançar a felicidade. Mas esta situação é insustentável caso não possua sua alma. O chamado do Senhor é que sua alma esteja no lugar certo, de forma estruturada e sadia.

Que a partir de hoje, você consiga ganhar o Reino dos Céus, mas com sua alma em ordem. Não olhe para o outro. Olhe para sim mesmo. Esta palavra é para você mesmo.

 

Ap. Anselmo Valadão

14.10.2012

Publicar um comentário