Ainda não há comentários

Salvação: ser semelhante a Cristo.

Efésios 4:1-16

1 – Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,

2 – Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

3 – Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

4 – Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;

5 – Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

6 – Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

7 – Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.

8 – Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.

9 – Ora, isto-ele subiu-que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?

10 – Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

11 – E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

12 – Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

13 – Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

14 – Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

15 – Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

16 – Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

Qual é o seu chamado? Em Cristo você tem um chamado. Ser, por meio de Deus, semelhante a Cristo, o primogênito de muitos irmãos. Este é o conceito mais básico da salvação. Ser salvo não significa ir para o céu, mas chegar a maturidade espiritual de se ser igual a Jesus e viver de tal forma que Ele seja seu estilo de vida.

Andar com Deus é ser, em outras palavras, semelhante a Jesus. Quando Paulo escreve para que cada crente seja semelhante ao filho de Deus, não quer dizer para sermos todos idênticos, como réplicas iguais de soldados de chumbo. Você não deve ser como o seu próximo, mas como Cristo, porque este é o propósito original, desde o Éden, sermos semelhantes a Deus.

Deus nos chama para a unidade, não para o uniformidade. Ser semelhante a Cristo significa entrar em sua presença e como o sal, ressaltar o sabor dos outros alimentos e não o contrário. Na presença de Deus não significa que perdemos nossas características, mas que Deus empresta a cada um dos seus filhos as Suas características, como faz o condimento citado. Cristo nos permite sermos nós mesmos, sem máscaras, sem fingimento ou hipocrisia. O processo de ser igual a Cristo, significa em outras palavras ser você mesmo, apenas isso. Você sem Deus é ruim demais, assim como comida sem tempera não é boa.

Deus não vem até você para ser excesso em sua vida ou estraga-la. Ele permite que você seja aperfeiçoado com o sabor d’Ele, sem que você deixe de ser quem você é. Quando Deus nos dá seu sabor, ele anula o sabor do pecado, do inferno e do mundo. O desejo d’Ele é que você seja perfeito como Ele é, sem enfermidades, doenças, sofrimentos.

O pensamento budista diz que cada um é como uma gota que se une ao oceano e se torna um com ele, deixando de ser gota e passando a ser, a partir de agora, um oceano. A Bíblia porém diz que o nome de cada salvo está escrito numa pedra branca, ou seja, não perdemos nossa identidade em Cristo.

Por muitas vezes carregamos o legado da nossa família e tudo se torna uma repetição daquilo que aconteceu com nossos pais, avós e outros parentes. Se Jesus cancelou todas as maldições contra nossa vida, o correto seria crer em repetições familiares e não em maldições familiares. Por causa do pecado, nossa família tem uma tendência a repetir os mesmos erros. É preciso abandonar o pecado.

Hoje, você pode ser liberto da história da sua família e ser você mesmo. Pode sair do cativeiro familiar, das expectativas de terceiros. Liberte-se de si mesmo. Seja salvo de si mesmo. Amar alguém não quer dizer que esta pessoa deva ser como você. É preciso aceita-la como ela é ou não será amor, mas manipulação. Quando se ama não se amarra as pessoas, mas solta, liberta cada uma delas.

Prender-se ou se amoldar a outra pessoa não é amor. Uma idealização está sendo amada, não uma pessoa. Seja semelhante a Jesus, seja você mesmo, como Deus o criou, sem máscaras. Quando eu conheço a mim mesmo, passo a ser liberto da rebeldia.

Quando Jesus entrar em sua vida, tudo mudará porque você passará a ser você mesmo. Ao aceitar Jesus como salvador, você chateará os outros, porque você foi liberto daquilo que os prende até hoje. É natural que essa nova situação, liberdade, gere desconforto e desapontamento para outros, ainda presos nas garras do pecado. Você passa a ser você mesmo e não mais alguém que vai com a maioria.

Romanos 14:22 – tenha fé em si mesmo. Não deixe um cego guiar você. Vivemos numa comunidade de liderança plural, onde existem vários lideres. Por isso Deus chama alguns para apóstolos, outros para evangelistas para que desta forma você não fique tendencioso a ter ídolos. A Bíblia está repleta de pessoas comuns e limitadas, mas que foram tremendamente usadas por Deus, quando descobriram sua posição e identidade em Deus.

É importante, no entanto, nos preocuparmos com a multidão. A mesmo multidão que clamou Hosana, Hosana na entrada de Jesus em Jerusalém foi a multidão que mais tarde escolheu libertar Barrabás e crucificar Jesus. A mesma multidão que admirava Paulo como um deus, mais tarde quis apedreja-lo.

A liderança plural garante a saúde que a igreja precisa. A igreja de Atos é uma igreja com liderança plural, onde todos participam do crescimento uns dos outros. Apesar de vários estilos, a linguagem e a visão é a mesma: fazer discípulos de todas as nações. Seja semelhante a Cristo e você entenderá que todos devem ser como Ele e para que isso aconteça, é preciso falar de Jesus.

Deus abençoe a todos.

Apóstolo Anselmo Valadão.

Publicar um comentário