Ainda não há comentários

Um Deus que trabalha

Texto: João 5:16-18

16 – E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.

17 – E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

18 – Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

Tão importante quanto conhecer a Deus a quem servimos e adoramos, é entender como Ele se revela ou se manifesta a nós. Em João capítulo 5 lemos a respeito de um Deus trabalhador. Dá pra imaginar Deus suado, transpirando e todo sujo ao final de um dia de trabalho?

No contexto judaico, falar de um Deus que trabalha é normal. O judeu, no entanto não entendeu porque o filho de Deus, Jesus, igualou-se a Ele (verso 18). Jesus, ao se igualar a Deus, causou muita revolta naqueles que o ouviam.

Deus é um deus triúno. Isto significa que 03 pessoas se relacionam harmoniosamente como um só Deus. Pai, Filho e Espírito Santo. Por esse motivo, Jesus se igualou ao Pai.

Para os gregos, Deus não precisava trabalhar porque Ele não tinha necessidade de nada. Deus não se movia em direção a alguma coisa, mas fazia com que tudo se movesse em sua direção. De acordo com a filosofia grega e o conceito Aristotélico, Deus seria um deus imutável.

Baseados no conceito grego, Agostinho e Tomaz de Aquino, proclamaram também um Deus imutável e soberano, que faz com que todas as coisas se submetam a sua vontade. Para Aristóteles, Deus é o grande motor do universo, que faz com que todos os outros motores funcionem.

Mas afinal de contas, por que Deus trabalha? Porque o mundo ainda não é perfeito e Deus trabalha para que ele seja. Deus criou o mundo na liberdade e no amor. De uma forma ou outra o ser humano interfere no lugar onde está. A sua liberdade modifica tudo ao seu redor. Mesmo assim, Deus a respeita e trabalha para colocar tudo no seu devido lugar. Deus sempre respeitou e respeitará suas decisões.

Isaías 64:4: Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.

Salmos 37:5: Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.

Se Deus não trabalhar, em vão trabalha aquele que vigia a casa. Deus é aquele que dá aos seus filhos enquanto dorme. O que é a vida? É um gesto do Criador, uma atitude repleta de amor (Gonzaguinha). Você, como criação de Deus não poderia ser de outra forma. Somos o fruto da Sua liberdade e feitos segundo Sua imagem e semelhança.

Deus deu a todos a liberdade para fazer suas escolhas. Você é livre, inclusive para negar a Jesus ou para não voltar a este lugar novamente. No momento em que os 2 ladrões estavam morrendo, ao lado de Jesus, foi dado a ambos a mesma oportunidade. Jesus respeitou a escolha de cada um, porém lhes concedeu a mesma oportunidade.

I Coríntios 3:9: Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. Se sou cooperador de Deus, também devo trabalhar, principalmente no trabalho que tem seus frutos para a Eternidade.

Deus não é imutável nos seus sentimentos. Ele é um Deus passional, que chora pelos seus, se entristece e que permite a liberdade de escolha de cada pessoa. Deus permitiu a traição de Judas, a morte de Abel, que Esaú vendesse sua primogenitura. Deus ainda permite que um suicida tire sua vida, mesmo que Seu desejo seja que todos se salvem e que nenhum pequenino se perca.

Na oração do Pai Nosso, aprendemos que a vontade do Pai apenas será feita, se você a fizer aqui na Terra, porque somos cooperadores de Deus neste mundo. Você não deve se conformar com o que o mundo diz a respeito da sua vida. Você deve ser rebelde quanto ao que o mundo afirma ser a realidade da sua vida ou da sua família.

Deus tem o melhor para sua vida, mas depende apenas de sua liberdade de escolha. Lembre-se: a essência da liberdade é o amor. Quem ama, libera, não coloca em cadeias. Você é livre para trabalhar em favor do Reino e da sua própria vida, porque Deus trabalha em seu favor.

Isaías 53:11: Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito (…)

Apóstolo Anselmo Valadão.

Publicar um comentário