Ainda não há comentários

Uma cama curta. Um cobertor estreito.

Texto bíblico:

Isaías 28:20

 

Algumas pessoas recebem como herança a cama de algum parente e se esta cresce mais que o doador da cama, seus pés irão sobrar nesta cama. Além do tamanho da cama, o cobertor também pode ser estreito e desta forma, não proporcionar nenhum aconchego. A Palavra de Deus nos deixa claro que estas situações podem acontecer com aqueles que estão distantes de Deus.

A busca pela segurança faz parte das nossas necessidades mais básicas, de acordo com a pirâmide de Maslow. Freud dizia que todo ser humano está empenhado na busca pela realização do prazer, sentir-se bem e confortável. Estas buscas sempre existiram e sempre existirá. Por causa disso, tudo parece menor, os recursos em quantidades menores e assim por diante. Nunca nos damos por satisfeitos. Qual a explicação para esta insatisfação recorrente? Por que algumas pessoas nunca estão satisfeitas? Por que sempre querem algo novo? Isso não é de tudo ruim, desde que saibamos onde encontrar a resposta para estas buscas.

Segundo o profeta Isaías, a causa desta insatisfação é o viver longe da presença de Deus. O povo possuía tudo que outra nação possuía tais como política, governo, religião, cidadania, trabalho, emprego e outros recursos. Ainda sim, a resposta do Senhor é: “por que estão longe de mim?

O filósofo Dotoevisk diz que a busca do ser humano é exatamente do tamanho de Deus. A sua busca será saciada apenas quando Deus entrar em sua vida. Tudo começa e termina nele, porque d’Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Você jamais encontrará conforto na vida, longe de Deus. Podemos ter casa (segurança) e nossas necessidades básicas supridas, contudo nunca estaremos insatisfeitos. O contexto de Isaías nos relata que aquele povo tinha recursos, mas que para eles não eram suficientes. Eles não estavam passando por necessidades. Nossa vida possui várias áreas e nestas, nem sempre tudo está em ordem. Quando alguma coisa está bem, outra acaba se desestruturando. Existe sempre algo em baixa e oura em alta.

Seria normal este desnivelamento? Sim, com toda certeza. Contudo, a exortação do profeta é sobre o afastamento do povo da presença de Deus.

Os jovens e alguns adultos têm achado que no mundo encontrarão a resposta para seus corações feridos e sedentos. Precisamos entender que nossa sede será saciada apenas em Jesus. Queremos uma igreja assim. Enquanto continuar buscando em outro lugar a resposta para meu vazio em qualquer outro lugar que não seja em Deus, sempre serei frustrado no final.

Não devemos viver nossa vida com um Jesus que vive às margens da nossa vida. Acessamos este Deus apenas quando precisamos ou se a situação está muito complicada para resolver sozinho. Enquanto você levar sua vida assim, nunca será saciado. Muitas pessoas se escondem atrás de uma vida moral na tentativa de preencher o vazio que apenas Deus pode preencher. Nossa conduta não pode tomar o lugar de Deus. A cama da religião não é suficiente. O cobertor do moralismo não nos cobre como precisamos. As demandas da vida são maiores que nossa capacidade de enfrentá-la.

Algumas pessoas buscam esta realização por meio do equilíbrio interior. Pessoas se utilizam do exercício físico, da Ioga, terapia e consumismo. Alguns até tem as práticas de oração, leitura da Palavra, mas quando mais precisam de conforto e segurança nada disso fará diferença. Preciso servir a Deus por dentro e por fora. Apenas assim Deus será aquele que nos satisfaz e nos completa. Não somos perfeitos, mas Deus é tudo em nós. Um Deus que podemos ser com Ele, tudo, em tudo e para tudo. Ninguém que vive distante de Deus é capaz de suportar as diversidades da vida. Segundo o profeta Habacuque, com Deus temos a certeza de segurança e livramento. Hc 3:17,18:

17 – Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado.

18 – todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.

Este é um homem que vive os benefícios da presença de Deus. Precisamos conhecer este Deus e nos relacionar com ele. Ninguém constrói uma cama de paz, tem noites tranquilas, emoções equilibradas, espírito sossegado, alam apaziguada S-E-M D-E-U-S.

Busque a Deus, de verdade. (Leia Salmos 91). É necessário habitar, fazer morada na presença de Deus, à sombra do Altíssimo. II Co. 3:5 – nossa suficiência vem de Deus. Jesus também disse: “sem mim nada podemos fazer.” Nem família, nem casamento, nem trabalho. N-A-D-A.

Quem tem Jesus tem graça suficiente em sua vida. Não busca artifícios para ser perfeito, mas ele se cobre com o cobertor da Graça que o conforta, que o deixa vivo e cheio de esperança. Que a cada dia possamos ser cobertos com o sangue de Jesus.

Quem tem Jesus tem a presença do Consolador, do Espírito Santo. Se você tem vivido dias de luto e dor é porque ainda não entendeu o que este Consolador representa em sua vida.

Quem tem Jesus tem poder para enfrentar sua própria fraqueza, por causa do fortalecimento do Espírito Santo sobre você. Paulo nos diz que ninguém é tentado sem que não seja providenciado também o escape. Você pode vencer sim. Jovens, Deus os escolheu porque são fortes. Vocês podem vencer o mal e seus intentos.

Quem tem Jesus tem suficiente esperança neste mundo em desespero. Nossa esperança é que um dia estaremos na nova cidade, em comunhão com nosso amado, por toda a Eternidade. A cruz que nos proporciona a eternidade não é a última notícia, mas o túmulo vazio sim, para que possamos entender que Ele ressuscitou.

Como viver a novidade de vida?

Reconheça que sua cama é curta e seu cobertor estreito pelo fato de estar longe de Deus. O princípio para a cura é a consciência da necessidade do perdão. Isto significa pedir perdão ao outro para ser curado. Também significa reconhecer que precisamos de perdão, da graça e de Deus, desesperadamente. Quando me coloca no meu lugar de alguém que necessita de perdão, deixo Deus ocupar o lugar dele de único capaz de perdoar.

Creia que Jesus possui tudo o que você precisa, hoje e sempre. A Bíblia diz que nenhum justo foi desamparado pelo Senhor, tampouco teve que mendigar o pão. Creia nisso, viva nesta revelação.

Decida sair deste lugar sem sua cama curta e seu cobertor estreito. Você irá repousar no esconderijo do Altíssimo. Entenda que o mundo e tudo que nele há não pode preencher sua vida. Mesmo que você procure alguma coisa lá, ao voltar para casa você saberá que sua cama está curta e seu cobertor está estreito. O mundo não é seu lugar, porque você não cabe nele. Apenas Jesus é o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA.

 

Ap. Di

21/10/2012

Publicar um comentário