Ainda não há comentários

Vinho novo – homem interior

Texto: Mateus 9:16,17

16 – Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura.
17 – Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.

Jesus nunca teve a intenção de por fim aos costumes do Judaísmo. Ele não estava criando algo novo, seja religião, costume ou ensinamento para descartar o que era velho. Jesus não queria criar uma estrutura cristã. Jesus estava apenas passando orientações diferentes: se vocês se reuniam ao sábado, façam isso agora ao domingo, se era no tempo, façam isso nas casas. Se se apresentavam diante de sacerdotes, hoje vocês são esses sacerdotes.

Jesus não estava ali para criar uma organização nova. Vinho Novo não é uma estrutura nova. Jesus está dizendo que o Reino de Deus é chegado. Este reino não pode ser visto. “o vento sopra, você não vê, mas você o percebe em sua face. O Reino de Deus não pode ser visto, mas percebido. O reino de Deus está entre nós. No meio de todos nós. Jesus não fala de doutrina, conceito ou ensinamento, mas de estilo de vida, forma de viver. O vinho novo não é percebido pelo nome, endereço ou estrutura exterior.

Jesus não veio estabelecer o dia ou hora pra o Reino de Deus. Ele fala do Reino que deve ser percebido, dentro de nós. Uma igreja que se importa com o próximo. O ensinamento de Jesus é muito mais além do que pensamos ou imaginamos.

Jesus vem dizer que a Graça de Deus, quando é estabelecida entre nós, nos permite compreender a profundidade dos ensinamentos de Deus. Precisamos ter pureza de espírito. Qual é a intenção do seu interior? Jesus veio trazer o entendimento do ensinamento a respeito de viver para o outro. Uma pessoa, ao chegar do encontro, muda sua postura e se desfaz das práticas e objetos do passado. Você deve se desfazer de tudo o que o impede de crescer. Algumas pessoas acreditam que um crente deve ter uma vida simples. A vida simples que Jesus trata é sobre o que está no seu coração. O que está em seu coração, que impede a sua intimidade com o Pai deve ser retirado.

A palavra de Deus para o jovem rico foi tirar o que ocupava seu coração: dinheiro (deus Mamon). O seu coração precisa ser lugar de habitação de Deus. Você é dono das coisas, não o contrário. Elas não podem tirar sua paz, porque elas não podem dominar sua vida.

Marcos 10:42 –Renúncia de poder – vinho novo. Estamos falando de comportamento, daquilo que está dentro de você. A visão apostólica se estabeleceu há muito tempo, no Brasil e no mundo. Alguns acham que pessoas terão vontade de se consagrarem a anjos, querubins etc Nos apegamos a títulos. Muitas vezes somos tachados de apóstolos, mentirosos, ladrões. Paulo diz que somos considerados como estrumes, ou seja, esterco da sociedade. Para ser grande é preciso primeiro ser pequeno, para que apenas Cristo cresça. Quem tem autoridade hoje, domina. Se você deseja ser autoridade na igreja, precisa entender como se dá a renúncia e ser o menor de todos.

Jesus foi tentado a entregar tudo a Satanás. Mas ele resistiu. Vida simples não é deixar de viver, de calçar um sapato ou chinelo. Tem pessoas que não tem nada, ainda sim agem como se fossem donas de tudo. O vinho novo de Deus é esse jeito simples de viver. O vinho novo de Deus não é a rodada de pizzas, brincadeiras. Estamos falando de vinho novo.

Não basta amar os seus amigos, mas os seus inimigos também. É dentro e não de fora. Se você não perdoa, terá problemas com os ensinamentos de Jesus. Vinho novo é perdoar sempre. Perdão acontece quando eu não tenho condições de pagar uma dívida. Se você mata alguém, você pode pedir perdão, porque não dá pra ser pago o que você fez. Desculpa é quando você pode pagar a dívida. Perdão não tem preço.

Vinho novo se trata de considerar o pecado interior. As pessoas vêm para a TV: foi apenas uma cantada com minha secretária, não cheguei a executar o ato de sexo. Houve um ato maquinado, não executado, mas pensado. Não é porque não pratiquei que não esteja errado, pecado interior. Quando olhamos para a estrutura e tudo ao nosso redor, deixamos que elas nos dominem.

O reino de Deus não pode ser visto, mas pode ser percebido. Você pode ir a todos os congressos e ainda sim não participar do Reino de Deus. Precisa ser algo dentro de você. Se você não deixar Jesus entrar no seu interior, será como colocar vinho novo em odre velho, tudo será perdido.

Deus te abençoe.

Apóstolo Anselmo Valadão

Publicar um comentário